In love with (this) school

Como sabem (e se não sabiam, ficam a saber agora) o Santi esteve numa escola privada ("colégio") desde bebé até agora, que entrou para a Escola Primária!

Não foi uma decisão emocional fácil "desistir" do colégio, mas as divergências com a direcção tornaram-se impossíveis de aceitar e conciliar com os nossos principios, por isso optámos por avançar para a escola pública!

E cada dia que passa, sinto-me mais segura desta opção!

O Santiago está numa turma bastante diversificada, quer em idades, quer em nacionalidades, e considero que isso só lhe pode trazer mais valias; um conjunto de meninos com origens diferentes, vidas e experiências tão díspares entre si, só pode mesmo ser uma experiência enriquecedora para todos!

E agora, aquilo que estou mesmo a adorar nesta escola!
A integração dos novos alunos é feita em paralelo com as familias e com total respeito pelos ritmos das crianças!

Para começar, todos os pais foram convidados a escrever uma carta ao seu filho, para assinalar o 1º dia desta nova etapa! Essa carta será lida por eles mais tarde, quando aprenderem a ler, e fará parte da sua "capa de finalistas" no 4º ano, quando os pais forem novamente convidados a escrever-lhes para assinalar a conclusão desta fase!
Achei deliciosa esta ideia de lhe escrever, à mão, como "antigamente", algo que ficará para sempre com ele!

Depois, no dia da apresentação, todos os meninos foram convidados a apresentarem-se aos colegas, em conjunto com o pai ou mãe (no caso do Santi, foi comigo, porque o pai estava a trabalhar!). Depois de se apresentarem, a professora entregou uma lembrança para eles entregarem aos pais: um Kit Familiar!

E o que é um "kit familiar"?
É algo muito simples, mas com um significado enorme: a escola deve trabalhar em parceria com a familia e todos unidos faremos de cada criança uma criança mais forte.

O kit é composto por chocolate, plasticina, chá, um smile e cartões vermelho, amarelo e verde!
Para saberem mais, vejam as imagens!

No 1º dia de aulas, todo o pessoal da escola estava a postos, sorridente, para receber as crianças! Apresentaram-se, deram-se a conhecer e aos postos em que estão, para que eles saibam sempre a quem podem recorrer!

E por fim, o 1º trabalho feito na escola: um poema, com o desenho da mão de cada um e um coração colado bem no meio!
E o poema tem um "recado" simples de entender e bem directo: é um recado de amor, um recado para lembrar que os beijinhos devem sempre fazer parte da rotina entre pais e filhos!
Agora de manhã, quando o deixo no portão da escola, temos um ritual novo: para além dos beijinhos nas bochechas e dos abraços apertadinhos, beijamos também as palmas das nossas mãos! E durante o dia, quando precisarmos de um miminho extra, passamos a mão na bochecha! E o beijinho está lá!!!!

Há ainda muito mais a escrever sobre esta escola pública tão ou mais atenciosa e organizada que algumas "privadas" por aí, mas isso virá a seu tempo!



Comentários

  1. Fico muito feliz por vós e por tudo estar a correr bem.
    Os meus filhos frequentam escolas públicas e eu estou muito satisfeita com isso, como tu, acho que quanto maior for a diversidade de experiências, de contacto com crianças e adultos de diferentes meios, mais enriquecedora será a sua formação. Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!!! De facto este é um "mundo novo" para nós e estávamos com algum receio! Infundado, pois claro!!!! Continuação de coisas boas para vocês!!!! Bjinhos mil!!!

      Eliminar
  2. Realmente que maravilha :) Um exemplo, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas a diferença minha querida! Temos saudades vossas!!!

      Eliminar
  3. Olá Patrícia, obrigada pela partilha boa. Por aqui também é a nossa experiência numa escola pública (último ano de pré) e tem sido surpreendentemente feliz. Muitas aprendizagens e conquistas boas para o Santi! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita!!! Como em tudo na vida, há sempre "bons e maus", logo nem todas as publicas são más, nem todos os privados são bons!!!! Bjinhos no coração!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares