o 1º dia

Hoje foi Dia de (re)começos!!!
Novas escolas, novas rotinas, novos amigos, novas brincadeiras...
Pessoas novas!...
E sim, isto é tudo bom, positivo, faz parte do processo de crescer... blá, blá, blá...

A manhã começou com a Dita na escola nova! Ela estava entusiasmada, foi feliz e confiante! Caminhou sozinha, sempre de cabeça erguida e sorriso feito!
Deu-me um beijinho e foi! 
Não conhecia ninguém, mas do alto dos seus (quase) 3 anos, deu-me uma enorme lição:
"confia em ti, e tudo correrá bem!"

Sorri, enchi-me de orgulho daquela pessoinha pequenina e já tão grande, tão crescida, tão adulta e confiante!
Queria tê-la abraçado forte, queria tê-la coberto de beijinhos, mas o meu "trabalho de casa" a prepará-la para hoje foi realmente bem feito, e a minha Rainha estava mesmo pronta para a sua nova etapa!

Depois fui deixar o mano no ATL novo!
Quando lá cheguei, estavam vários meninos mais velhos que ele!
Grandes, fanfarrões, já amigos uns dos outros!

Deixei o Santi lá, assim meio "fora" da sua zona de conforto!
Toda a gente me disse "confia! vai correr bem!", que foram exactamente as palavras que eu usei com eles!
... no entanto, a meio do dia, sozinha em casa, dei por mim a ficar com um nó no peito,um aperto fundo...
Ambos os meus bebés estavam com pessoas que não conhecem, que nem eu conheço, mas que eu insisti para que confiassem, para que as aceitassem nas suas vidas!
Como podia eu incutir-lhes confiança, se eu também estava cheia de medos, de inseguranças?!

Levei o tempo todo com eles a fingir-me segura, sorridente e confiante!
Entreguei-os a pessoas que mal conheço! É verdade que fiz a melhor selecção que pude e que soube, mas sinto que preciso de mais tempo para as aceitar!

... e à tarde, quando os fui buscar, encontrei ambos felizes!
Ambos se divertiram, fizeram novos amigos, novos jogos e brincadeiras! Ambos fizeram relatos entusiasmados do seu 1º dia!
De ambos recebi elogios, palavras bonitas, parabéns por serem crianças educadas, meigas e com óptimas aptidões sociais!

E agora, no fim do dia, enquanto os observo a dormir, serenos e tranquilos, penso sobre a enorme lição que estas crianças me deram hoje: não devemos temer o "novo e desconhecido", mas sim abraçar os desafios com entusiasmo e alegria, com confiança, com esperança!
No fim, tudo correrá bem!

Comentários

  1. Tão bom saber que correu bem! É sempre pior para nós, acredita! Sofremos a dobrar, mas eles acabam por levar a coisa "com uma perna às costas". Continuação de um bom regresso às rotinas. Beijinhos do coração.

    ResponderEliminar
  2. é sempre mais difícil para nós do que para eles, de todas as vezes em que deixei os meus numa escola nova vim me embora com um aperto enorme no coração e chorei, mesmo quando deixei a mais velha no ciclo aconteceu me o mesmo eh eh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares