A Mãe que eu (não) sou!

Quem de vocês cresceu com a Mãe Perfeita?

Na casa da minha Mãe, havia comida feita todos os dias (os restos não eram para as meninas...);
O almoço e, sobretudo o jantar, era servido sempre à mesa, a horas certas;
Nunca andei num ATL! A minha mãe fazia comigo os TPC em casa, com calma e paciência (quase sempre...);
Não se comia no sofá a ver desenhos animados;
A casa da minha Mãe estava sempre imaculada, a qualquer hora, e pronta para receber visitas!
A minha Mãe limpava a casa todas as 6ª feiras: limpava o pó, aspirava, mudava as roupas das camas! Sempre! Às 6ªs feiras!
... porque durante o fim de semana estariamos todos em casa e nesses dias era para estarmos juntos, sem preocupações!
Na 6ª feira à tarde, quando o meu Pai chegava a casa do trabalho (ou no sábado de manhã, se por ventura na 6ª ele tivesse chegado mais tarde), ele dava-me dinheiro e mandava-me comprar flores frescas, na esquina da nossa rua!
Durante muitos anos não me lembro de ver a minha mãe passar a ferro, mas nunca usei umas cuecas amarrotadas!


Agora eu sou a Mãe!
... e na minha casa, eu trabalho todos os dias, como o Pedro, logo:

- cozinho dia sim dia não (às vezes, dia sim dia não dia não) e comemos restos muitas vezes!
- nem sempre comemos à mesa! Ás vezes simplesmente não me apetece pôr a mesa e comemos no sofá! E quando chove, ou os miudos estão doentes, também comemos no chão, em cima da carpete, e fazemos um piquenique!
(nunca fiz um piquenique na sala da minha mãe...)
- o Santi sai da escola e vai para o ATL; correndo tudo bem, quando o vou buscar já tem os TPC's feitos! (tenho o cuidado de verificar todas as noites, com ele, para tentar perceber e acompanhar o que vai acontecendo na escola...)
- limpo a casa quando calha! A maioria das vezes quem a limpa é a D. Lurdes, à 3ª ou à 5ª feira, consoante ela pode!
- passo a ferro todos os dias, depois do jantar! A tábua de engomar faz parte da decoração da sala! E não, não passo roupa interior... Mas passo os lençóis e as toalhas!
- a minha casa nunca está imaculada... nem muito arrumada... nem pronta para receber visitas!...
- não sei coser buracos na roupa e também não sei tirar todas as nódoas (a minha mãe sabe...).

Por vezes atormento-me por ser tão diferente da minha Mãe, sempre tão perfeita, com uma casa sem pó!
... e depois olho para os meus pequeninos!
E eles sorriem e dão gargalhadas altas! E jogam à bola! E dizem: Go'to de ti mamã!
E parecem-me, no geral, muito felizes!

Não, não sou perfeita nem nada próximo disso!
Mas sou a Mãe deles!
E esse Amor ninguém apaga, mesmo que haja pó, lençóis que não se mudam todas as semanas e tabuleiros com sopa no sofá!

Comentários

  1. Oh minha querida, muito fazes tu, olha que eu já nem os lençóis e toalhas passo 😂😂😂😂! Sabes uma coisa?! Também goto de ti!

    ResponderEliminar
  2. Para mim isso que descreves na tua casa é ser a mãe a perfeita :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e não somos todas assim, perfeitamente (im)perfeitas, como mães, mulheres, esposas?!... Bj

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares