Quantas vezes?!...

Estamos quase a chegar a Outubro, mês de aniversários e de reflexões!

E uma das reflexões palermas que me ocorreu hoje, tem a ver com as rotinas que se instalaram cá por casa, quase sem darmos conta, mas que são absolutamente necessárias e imprescindíveis!

Constatei que, entre outras pequenas coisas:

- faço uma sopa de legumes, sempre diferente da anterior, dia sim dia não, desde Abril de 2012;

- em média faço umas 6 máquinas de roupa por semana, entre brancos e cores, o que significa que lavo roupa em média TODOS os dias excepto ao Domingo; até a Beni nascer a média era 4/semana...

- por conseguinte, passo a ferro praticamente todos os dias; quando por algum motivo não o faço num dia, significa que a seguir tenho "dose dupla"! E é assim há uns 5 anos (desde que a "minha Penha" se foi embora...)!

- a máquina da loiça lava dia sim dia não... desde sempre!

- comecei a preparar marmitas todas as manhãs, para ele e para ela; e já percebi que isto vai continuar, no minimo, pelos próximos 7 anos (até ela terminar a primária);

- acordo TODOS os dias entre as 6:30/6:45. TODOS os dias!!! (abstenho-me de mais comentários...)

- de há uns 3 anos para cá, temos uma média anual de 25 a 30 festas de aniversário de amiguinhos do Santi, o que significa que, em média, "fim de semana sim - fim de semana não" há uma festa de aniversário; até tenho medo de quando começarmos a ir às festinhas das amiguinhas da Beni...

- os miudos não gostam de cortar as unhas, mas TODAS as semanas temos o ritual do corta unhas... e é muito chato e desagradável, porque eles estão o tempo todo a gemer, a lamuriar, a soluçar... para tentar amenizar um bocado "a coisa", num dia corto as unhas das mãos do Santi, no dia seguinte corto as da Beni, no dia seguinte corto as dos pés (dele) e no dia outro as dos pés (dela); assim passam 4 dias (quando isto tudo corre bem) e em 3 dias recomeçamos o ritual...

Há tantas outras pequenas coisas, de todos os dias, que a lista poderia ser longa e cansativa...
... mas não é essa a minha intenção!

Quando penso um bocadinho nisto sinto-me assoberbada, atolada sob uma serie de "pequenos nadas" que preenchem o meu todo e que não me dão o tempo livre que tive "noutra vida"!

E se pensar em tudo isto como um "todo" fico assustada com tanta rotina, de onde não consigo saltar!
Só que, sabem um pequeno "segredo"?
Estas rotinas são o que nos fazem crescer, são o que fazem o tempo passar sem darmos conta, são o que fazem de nós o que somos: uma Familia!


Hoje, sem dar por isso e com todas estas rotinas, sou eu a Mãe, a que faz "os melhores cozinhados" (palavras do Santi!), a que cose os buracos das meias, a que lê a história à noite antes de dormir, a que é "encarregada de educação", a que dá beijinhos que curam, a que acalma os pesadelos, a que dá raspanetes e abracinhos... sou a Mãe!
Eu! A independente... sou a Mãe!!!
Graças a Deus!!!

Comentários

  1. gostei muito do ritual das unhas, no fundo passas mais de metade da tua semana a cortar unhas. também sinto isso, de repente sou eu a mãe: a que cozinha, a que dá beijinhos e dá colo, e tudo mais

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares