Mais um, para memória futura...

 Estamos em confinamento outra vez há 1 mês.

Desta vez, apesar de os miudos estarem com aulas online, nós estamos os dois a trabalhar "normal", a tempo inteiro, e é a Avó Anália que assegura o dia a dia em casa, desde que saímos de manhã até chegarmos à tarde.

Hoje é 3ª feira de Carnaval!

O Governo decretou que não haveria pausa lectiva (!?!?!?), por isso as crianças estão "em aulas", em casa.

Hoje, pela 1ª vez neste novo lockdown eu também estou em casa, com eles.

Assisti, quase de poltrona e sem ter que me atarantar com as coisas, a ambos prepararem os livros e cadernos, ligarem os computadores e "irem para a escola".

Sem duvida que, visto assim de forma organizada, isto parece fácil! Ligam, fazem os trabalhos, colocam duvidas, desligam para intervalo e lancham, voltam a ligar...

Sem stress, sem gritos, de forma ordeira...


No entanto... 

... não consigo evitar uma enorme tristeza e angústia dentro de mim!...

Racionalmente consigo compreender que esta é a solução possivel e eles são uma minoria privilegiada, essencialmente por terem todas as condições necessárias para as suas aprendizagens, mas tenho a certeza que há coisas que são impossiveis eles continuarem a aprender em casa!...

O convivio... o toque... as risadas às escondidas e os segredos entre amigos... os joelhos esfolados no recreio... 

Aprender a viver em sociedade, a criar empatia, a fazer amigos novos ou até a brigar com amigos antigos, tudo isso é tão ou mais importante que as letras, os ângulos e as tabuadas!

Reconheço o esforço gigante que TODOS os professores e explicadores estão a empreender, todos os dias, para tornar as aulas e as aprendizagens interessantes e estimuladoras, mas...

... meu Deus!!! Quão triste será o Mundo quando estas crianças forem adultas e não souberem fazer um amigo novo? Ou não souberem apreciar um gelado numa esplanada, ao sol, com o vento a bater na cara, enquanto conversam com outras pessoas, a olhar-lhes nos olhos, a tocar-lhes na mão, a perceber que um sorriso timido está a aparecer, apenas pelo esboçar dos cantos da boca?!


Estarei a ser exagerada nestes receios? Estarei a ser demasiado preocupada porque vejo, de dia para dia, que o mundo deles é cada vez mais restrito e ninguém sabe quando os muros poderão cair?!

Nunca, como hoje, o Mundo esteve tão acessivel através da internet, e podemos viajar e conhecer Museus sem sair do sofá, mas também nunca como hoje, o Mundo de cada um esteve tão pequeno e fechado dentro de 4 paredes... 

... porque o Mundo é muito mais que países e tradições e costumes, e museus e linguas diferentes! O Mundo é essencialmente cheiros, olhares, paladares, Pessoas! 

Podemos conhecer Paris através do StreetView, mas como poderemos conhecer Paris sem cheirar os croissants acabadinhos de sair de um forno pequeno, numa ruela qualquer? Ou sem perceber realmente quão pequenos somos ao lado do Arco do Triunfo?


Podemos "ir" a Nova York e visitar o MOMA ou o gigante Museu Americano de História Natural online, mas como poderemos realmen
te conhecer Nova York sem comer um pretzel na rua, ou sem regatear malas e relógios em Chinatown, num armazém qualquer meio obscuro?!


Ou, como acabou de acontecer aqui em casa, podemos vestir a nossa máscara favorita e pintar a cara porque é Carnaval, mas depois assistimos pelo youtube a videos de palhaços e samba sem qualquer emoção, como se fosse uma "tarefa" de Carnaval, sem verdadeiramente sentir o espirito de folia...


Meus queridos... cuidem-se! Mas não se cuidem apenas fisicamente, com todas as precauções necessárias, etiqueta respiratória e distanciamento fisico, cuidem também da Vossa Alma, do Vosso Espirito, do Vosso Coração! Somos muito mais que Corpo, lembrem-se disso!

E Bom Carnaval!!!

Pachi

Comentários

Mensagens populares