75 dias

Por norma, no máximo, tento ir a casa dos meus pais de 3 em 3 semanas, ou pelo menos 1 vez por mês.
... a última vez que lá estive foi no Carnaval!

Voltei hoje!
Regressámos com máscaras, muito álcool gel, sapatos à porta...
Chegámos carregados de amor, sorrisos e saudades, mas não houve beijos nem abraços!

Passaram 75 dias desde a última vez que nos sentámos todos à mesa!
Passámos toda a Quaresma, a Páscoa, o Dia da Mãe... os feriados em que nos juntávamos para piqueniques e passeios...
Passaram "apenas" 75 dias, mas hoje quando estive frente a frente aos meus pais, parece que passaram anos!
Hoje, quando os vi finalmente de pertinho, percebi as rugas, os cabelos brancos, os quase 70 anos de cada um ( meu Pai fará já no próximo dia 19).

Num instante, quando os vi, relembrei o ano de quimioterapia do meu Pai, as operações da minha Mãe, os Pais fantásticos que eles têm sido em todos os momentos, com erros mas sobretudo com muito Amor! Vi claramente que de Pais fantásticos se "transformaram" nuns Avós espantosos, daqueles que normalmente vemos nos livros e nas histórias de encantar: os Avós que têm sempre mimo extra para dar, doces escondidos da Mãe, que fazem todas as vontades (mesmo que sejam absurdas...) dos netos! São os Avós que todas as crianças merecem ter!
E estes 4 netos são uns privilegiados!

Cumprimos rigorosamente a Quarentena que foi imposta, redobrámos em cuidados, respeitámos todas as regras de confinamento, aprendemos a viver com máscaras, viseiras, desinfecções e a ver o Mundo lá fora pelas nossas janelas; celebrámos a Páscoa num almoço "virtual" com toda a família, fizemos os piqueniques do 25 de Abril e de 1 de Maio na nossa varanda da sala e no Dia da Mãe mandámos milhões de beijos virtuais pelo whatsapp; aprendemos a ir ao supermercado sozinhos, sem nos cruzarmos com ninguém e tocando nas coisas o mínimo possível; as nossas crianças suportam as imensas saudades da escola e dos amigos, já aprenderam que pela TV também se faz escola e pelo computador há ATL, catequese e conversas boas com quem gostamos; aceitámos com um sorriso abrir o Mundo no meio da nossa sala de estar e prescindimos de tantas coisas que julgávamos imprescindíveis!

Mas TUDO valeu a pena, para hoje poder ir ver a minha avózinha (que fez 92 anos em Fevereiro) e para HOJE, 75 dias depois da última vez, podermos estar novamente todos juntos!

(confesso... não resisti... quando viemos embora para casa, houve o abraço mais apertado que conseguimos dar uns aos outros!)

A todos os que também respeitaram como nós, que aprenderam e vivem como nós temos vivido, a todos os que permitiram que o dia de Hoje fosse possível desta forma, o nosso Muito Obrigado!


Comentários

Mensagens populares