5 dedos temos na mão...

Com 2 crianças pequenas em casa, confesso que a minha vida é mais "reacção" do que "proacção"!
Ou seja... passo muito mais tempo a correr atrás deles e das coisas, do que a prever, planear, antecipar, etc!

No entanto, quando paro um bocadinho para pensar no que vai acontecendo no nosso dia a dia, deparo-me com lições fantásticas!

Por exemplo:

- podes gastar um dinheirão no presente mais bonito, enorme e iluminado deste mundo! Mas se esse presente não for EXACTAMENTE aquilo que o teu filho pediu, ele não vai ligar a minima e, muito provavelmente, ele vai brincar apenas com a caixa! 
No ano passado, o Santiago pediu apenas UMA coisa! Uma única!!!! E disse-o a toda a gente! A única coisa que o Santiago queria que o Pai Natal trouxesse, era o Barco de Piratas do Jake! O raio do barco era caro... demasiado caro para o nosso orçamento... corremos tudo o que foi promoções e descontos, principalmente online! Finalmente descobrimos um site onde o bendito do barco tinha um desconto de 60%! Comprámos! Chegou quase na véspera do Natal (eu andava stressadissima, com medo que não chegasse...); os meus Pais, no ano passado, resolveram dar uma bicicleta a cada neto! No momento da abertura das prendas, foi a loucura! O Santiago recebeu roupa (que agradeceu sem grandes sorrisos), alguns brinquedos (que ele também agradeceu, mas sem grande entusiasmo), uma bicicleta vermelha, linda, novinha em folha (que ele gostou muito, tirou fotos, andou logo no quintal, mas... ainda sem aquele brilho especial...) e quando finalmente o Barco dos Piratas do Jake apareceu... OMG!!!! Foi a loucura!!!!! Era MESMO aquilo que ele queria!!!! A magia do Natal, finalmente, aconteceu com aquela criança! Aprendi a lição! 
Este ano ele SÓ pede um carro dos bombeiros com um bombeiro a subir e a descer a escada! Já compramos e está embrulhado! Com 20€ (acho que nem chegou) sei que o meu filho vai ser a criança mais feliz deste Natal!

- Ás vezes não tenho paciência para eles! Grito e barafusto! E ponho-os de castigo! E, apesar de fazer cara de má, cá por dentro fico a remoer-me e a condenar-me por ser uma "mãe má" e o meu coração parte-se um milhões de bocadinhos!
Mas quando o castigo passa e a tempestade acalma, recebo muitos beijinhos e abracinhos! E declarações de amor "goto tanto tanto de ti mamã quida!". E faço-lhes cócegas, sento-me no chão a brincar (enquanto a loiça suja espera por mim na pia), leio histórias e danço que nem uma louca as músicas do Panda!
Moral da história: sou Mãe deles! Eles são meus Filhos! Discussões e conflitos vão haver sempre! Mas o Amor fala e falará SEMPRE mais alto! Sempre!!!!

- os genes são, realmente, muito fortes! E, independentemente da educação que damos a cada filho, a personalidade deles vale mais!
O Santiago é um menino irrequieto, mas doce, muito meigo, com um espírito lindo de "peace & love"! É amigo de todos e todos são amigos dele; não é conflituoso, não gosta de confusões, aprecia as pequeninas coisas! Sabe ouvir-nos e, quando percebe que está a fazer algo mau ou errado, pede desculpa! É um menino que gosta de partilhar, é simpático e sorridente para toda a gente! Não há ninguém que não goste dele!!!
A Benedita é uma menina de personalidade forte; é uma guerreira! Ela quer, pode e manda! Na escolinha, apesar de ser das mais pequeninas, ela leva sempre a água ao seu moinho! É simpática, só para quem quer; é meiguinha, só quando está para aí virada; sorri apenas para meia dúzia de pessoas suas conhecidas; as gargalhadas dela são frescas, bem-dispostas e alegres, mas só são ouvidas na nossa casa, entre nós! O rosto dela ilumina-se de uma forma especial quando ri, mas esse é um privilégio só para os mais chegados! É teimosa até à exaustão!
No entanto, ensinamos a ambos as mesmas coisas, incutimos-lhes os mesmos principios, mostramos-lhes o mundo e as consequências dos seus actos, da mesma forma! Ele compreende e aceita! Ela grita!

Como diz a minha avózinha (87, quase 88, anos de sabedoria): 5 dedos temos na mão e nenhum é igual!

O post vai longo :) prometo continuar num próximo!!!!

Comentários

Mensagens populares