Ainda a Páscoa, ou, Porque é que fazemos uma Vigilia durante a noite inteira?!

Ainda a Páscoa!...
Pois... Já passou! A Primavera está a espreitar e tudo à nossa volta parece renascer!

Assim é a Páscoa!
Vida nova! Homem Novo!
Renascer! Reviver! Ressuscitar!

Estive muitos anos afastada da Igreja Católica! Por algum motivo, afastei-me a vontade de voltar era pouca ou nenhuma!
... até um dia, em que senti um "chamamento"!
Lentamente, gradualmente, fui voltando!
Uma missa aqui... uma missa ali... umas conversas interessantes...
Pouco a pouco, senti-me novamente "conquistada" por Deus!
Fui catequista!
... e tive um noivo que pertencia ao Caminho Neocatemunal!
Pessoalmente, e apesar de a filosofia do Caminho se enquadrar nos meus princípios, nunca pertenci formalmente!

Em Monte Gordo, a Vigilia Pascal é celebrada com os membros dos diversos grupos do Caminho e dura toda a noite!
É uma noite especial, diferente! 
É uma noite de Vigília, mas também de muita oração, canto, partilha e, claro, renascimento!

Durante a noite (começamos à meia noite), somos convidados a escutar e a meditar sobre as 9 leituras e respectivos salmos responsoriais, que vão do Velho ao Novo Testamento; somos convidados a partilhar como essas leituras nos tocam, e como Deus está sempre presente nas nossas Vidas!
Essencialmente, somos convidados a atravessar o deserto e a Ressuscitar, como Jesus Cristo!

De há uns anos para cá, TODAS as grandes decisões e mudanças da minha Vida, aconteceram na altura da Páscoa; e em todas elas, a Vigilia Pascal foi essencial para eu ter força e coragem para seguir adiante!

Em 2011, eu tinha 35 anos, estava a fazer diariamente 130km para trabalhar e estava grávida do meu 1º filho! Estava em pânico!
Nessa Vigilia, senti que Deus me deu força e confiança de que tudo iria correr bem!

Em 2013, eu precisava decidir se iria terminar a minha carreira na Banca e embarcar no desconhecido, ou se continuaria a aguentar um emprego seguro (e bem remunerado) mas que me fazia infeliz! Andei 2 semanas sem comer nem dormir, só a pensar na decisão que tinha que tomar! Tinha um bebé pequenino e a ideia de ficar desempregada dava-me cólicas na barriga...
O deadline para a decisão era na 2ª feira a seguir à Páscoa!...
Entrei na Vigilia com o coração apertado, absolutamente indecisa, sem saber o que fazer, qual a melhor decisão, sem saber NADA!
Chorei e rezei muito nessa noite!
... e quando finalmente cantamos "Aleluia" porque Cristo Ressuscitou, nesse preciso momento, senti uma força, um poder, uma Luz tão grande, que vi claramente qual o caminho a seguir!
Confiei, porque Deus não trai quem em Si confia!
Confiei e decidi! Despedi-me!!!

Em 2014, desempregada, fui à Vigilia grávida da Benedita!
O medo de trazer uma criança ao mundo, sem saber como faria para a alimentar, cuidar, vestir, era enorme!
Quando saí da Vigilia, com o Sol já a espreitar por entre as nuvens, sabia que tudo iria correr bem!
Sentía-me novamente cheia de força e confiança!

O ano passado, tinha entre mãos a possibilidade de avançar com um negócio totalmente novo para mim; os bancários não são pessoas empreendedoras! Fazem contas a tudo e mais alguma coisa! Conhecemos de trás para a frente todos os piores cenários possiveis! 
Quando saí da Vigilia, mais uma vez, saí com a convicção de que tinha tudo para dar certo! 
Pelo menos, Deus estava comigo!
E quem tem Deus a seu lado, tem Tudo!!!

Este ano não tinha decisões para tomar... não tinha dilemas para gerir...
Mas já me sentia cansada; já me sentia sem força nem luz!

"And again", por volta das 6 da manhã, quando cantamos e batemos palmas porque sabemos e sentimos que Cristo Ressuscitou, Verdadeiramente Ressuscitou, senti-me novamente cheia de fé! E de Força! E de Luz! E de Confiança!

Senti-me nova, renascida! Uma nova Mulher!

Sei que Deus não abandona os seus filhos; sei que quem tem Deus, tem tudo; sei que posso confiar, porque Ele não me vai falhar!



Podia sentir tudo isto em alguma outra Vigilia Pascal?
... se calhar podia, mas não era (definitivamente) a mesma coisa!!!


Comentários

Mensagens populares