...ainda os TPC's

Eu sei que este é um tema "batido", "falado", "discutido", mas não consigo fugir dele: TPC's

Vamos a meio (mais coisa menos coisa) do 1º ano lectivo do meu filho mais velho, ou traduzido por miúdos: a santa da procissão ainda nem acabou de sair do altar, e eu já estou FARTA disto!

Quando o Santi entrou no 1º ano, nós achámos que era importante ele manter algumas actividades fora do âmbito escolar, para descomprimir um bocadinho e quebrar a rotina da escola, por isso optámos por manter a natação e o futebol.
Também achámos que seria importante iniciar uma caminhada cristã, mas de uma forma divertida e num ambiente informal, onde ele pudesse aprender e brincar, divertir-se, descontrair!...

Uma vez que o período diário de aulas é pesado para uma criança de 6 anos (das 9 às 15:30 com 2 pausas, para lanche e almoço...) considerámos que seria positivo manter o Santiago nas "famosas" AEC's, actividades que (de acordo com o que é descrito pelo ME e pela própria professora) são fundamentais para o desenvolvimento das crianças enquanto indivíduos e que devem ser frequentadas pela maioria dos alunos! Como este paleio nos fez sentido, claro que o inscrevemos e o miúdo sai todos os dias da escola pelas 17h (não precisam de fazer contas, ele passa lá 8h diárias...)

Uma vez que eu e o Pai trabalhamos em sítios onde as 8h de trabalho não são bem vistas nem recomendadas, tivemos que optar por um ATL, que se encarrega de apanhar o Santiago na escola e o ajuda com os TPC's. 
Normalmente conseguimos que ele vá para casa entre as 18 e as 18:30, preferencialmente com os famigerados trabalhos feitos!

3 tardes por semana ele pratica desporto e ao sábado temos ainda mais uma sessão de desporto e a catequese.

Até aqui tudo bem?!
Não! Tudo errado!!!

O que temos verificado com o decorrer do tempo é o seguinte:

- o Santi está na escola com aulas, sentado sossegado numa secretária a absorver informação, desde as 9h até às 15:30;
- das 16 às 17 anda a empatar tempo na escola (chamam a isto "AEC's" que eu desconfio que é o acrónimo para "Actividades para Empatar Crianças");
- às 17, e já cansado, ele vai para o ATL onde permanece a fazer TPC's até às 18:30 (na melhor das hipóteses... há dias que estica até às 19...);
- nos dias em que tem as actividades que ele realmente GOSTA (futebol e natação) ainda vai a correr (na maioria das vezes literalmente) e só chega a casa por volta das 20h;
- finalmente banho e jantar e, correndo tudo bem, caminha entre as 21 e as 21:15

E é isto todos os dias! TODOS os dias!
O que é que estamos a fazer a estas crianças?

Quando é que ele faz legos? E puzzles? Quando é que ele brinca? 
Ele só tem 6 anos... devia brincar ainda muito, com carrinhos e beyblades!
Devia ter tempo para não fazer nada! Vocês lembram-se de não fazer nada? Era tão aborrecidamente bom!
Ele não sabe o que isso é! 

Todos os dias os TPC's são maiores e mais difíceis que os anteriores, e ele está cansado... e demora uma eternidade a fazê-los...
E eu chateio-me!
Chateio-me porque à hora de ir para a cama, muitas vezes em vez de lermos uma história lemos o que ele fez no ATL...
E chateio-me porque muitas vezes ele não consegue acabar os trabalhos a tempo de ir jogar futebol... e fica triste! 
Ficamos tristes! 
E implicamos um com o outro...

E eu NÃO SOU NEM QUERO SER este tipo de mãe, chata e implicativa, sempre a cobrar resultados...

Um dia (que eu desconfio que está mesmo para muito breve) os famigerados TPC's irão para a escola com uma breve nota, assinada por mim:

"O Santiago hoje não fez os TPC's porque eu decidi que ele devia ir brincar/ver TV/ montar puzzles e legos!
Obrigada! Mãe."


Comentários

  1. Como te percebo!
    Felizmente este ano a questão dos Tpc's amainou um pouco, a nova professora, além de enviar pouca coisa ainda lhes (nos) dá uns dias de folga por semana...
    Se virmos bem, o teu filho e tantos outros como ele trabalham mais horas diárias que um adulto, não é?
    Um grande beijinho para vocês! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim minha querida amiga: as nossas crianças têm horário (e vida) de escravos... Os adultos gostam de ter um tempo de descanso, relax nas férias e nos fds... e os nossos meninos?! Bjinho no coração!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares