Filme, copos e Páscoa!

Fui ao cinema!!!!
Ah pois é! 
No meu Mundo, actualmente, ir ao cinema é motivo de regozijo e celebração!!!
E a seguir ao cinema, fomos beber copos e ouvir música e dançar num bar apertado!!!

Claro que ir ao cinema é um acontecimento, por isso o filme tem que ser bem escolhido!

Maria Madalena foi a escolha! E que boa escolha!!!

Confesso que a aquela versão de "Maria Madalena prostituta" sempre me fez confusão... entendo que seria uma forma de mostrar o perdão divino sobre todos os pecados mundanos, mas ainda assim... Nunca me convenceu totalmente!

No meu coração, sempre entendi que Maria Madalena seria a outra forma da igreja ver a figura feminina na vida de Jesus: da mesma forma que existe uma Mãe, com o seu Amor incondicional, afecto e carinho maternos, entrega e aceitação do seu filho, figura que aparece em todos os momentos fulcrais na vida do Filho (e não é mais ou menos isto que se espera de uma Mãe?!), também deveria existir a Mulher, aquela que ama o homem, que o segue e ouve, que o ampara, escuta, compreende, desafia!

Se temos o Homem representado como Pai e Filho e Homem, também deveríamos ter a Mulher representada na sua plenitude, como Mãe, Filha e Mulher! Não superior nem inferior... Ambos nos seus papéis, unos!

E este filme sobre Maria Madalena (Maria de Magdala) veio serenar-me!
Encontrei a figura que imaginei desde miúda!
Uma mulher que raciocina, que sente, que não se subjuga... que entende o mundo com o seu coração, com Amor e com uma visão feminina (e feminista, se quiserem...)!

Porque Deus é UM, não é apenas homem ou mulher, é Um!
Esta Maria Madalena, como está retratada e como foi proclamada em 2016 pelo Papa Francisco, é a celebração da Mulher na sua essência! 
Com a sua sensibilidade, com a sua visão do mundo e dos acontecimentos!

Hoje em dia (ainda hoje em dia...) quando se fala de "igualdade" ainda temos que explicar que esta igualdade é de direitos e deveres, de oportunidades; as mulheres não querem, nem podem, ser iguais aos homens! Mas queremos, sim, que o Mundo nos ofereça a oportunidade de fazermos as mesmas coisas, à nossa maneira!

E foi exactamente isso que Jesus fez: colocou Maria Madalena e Pedro lado a lado, na mesma situação, com as mesmas oportunidades; cada um fez à sua maneira... nenhum foi melhor que o outro, mas juntos foram perfeitos!

Boa Páscoa!!!

"I will be heard!", she said...




Comentários

Mensagens populares