A semana no Campo


Como já referi várias vezes, eu passava muito tempo das minhas férias escolares na casa dos meus avós! 
Apesar de viverem na praia (Praia de Altura e Manta Rota), aquilo era tudo basicamente campo!
Havia galinhas e gansos, porcos, um Pomar (na casa do avô Gil) e uma horta (na casa da avó Nena).
Uma vez por semana a minha avó cozia pão e nós (eu e a minha prima) fazíamos os nossos próprios pães, muitas vezes com formas estranhas, mas sempre deliciosos!

Por ter tantas e tão boas memórias das férias na casa dos avós, na praia e longe dos pais, gosto e faço o possivel para que os crios passem também tempo na casa dos meus pais!
Sim, eles vivem na praia e têm uma pequena piscina na traseira; os miudos andam à vontade, de bicicleta e de trotinete, brincam na rua até à hora do jantar, jogam à bola com os primos e fabricam memórias maravilhosas e divertidas!...
... mas a Manta Rota já não é bem campo e a interção mais campestre que eles têm, é ir apanhar figos nas figueiras que estão nas traseiras da casa dos meus pais!

Por isso, e na esperança de lhes mostrar alguma realidade mais campestre e em contacto com a Natureza, quando a minha amiga Sara abriu semanas de férias na sua "Lura" eu fui das 1ªs a inscrevê-los!


O programa prometia muita interação com a Natureza, com os animais, e brincadeira sem fim na piscina e no relvado!

O programa prometia e, quanto mais eu olhava e imaginava como seria a semana, mais altas ficavam as minhas expectativas!
Nunca comentei isto tão abertamente com a Sara, mas de facto as nossas expectativas estavam nos píncaros!!!

A semana já passou...
... e posso afirmar, com todas as letras e sentimentos, que as nossas expectativas foram amplamente superadas!!!

Eles chegaram todos os dias a casa extraordinariamente cansados, com a roupa castanha e um bocadinho mal cheirosa!
No entanto, os sorrisos, as descobertas diárias, as experiências que fizeram, superaram tudo o que eu imaginei!

No 1º dia descobriram os bichinhos bons da Natureza e experimentaram comer coisas que não são habituais em casa e que, por norma, "não gostam"!

  

No 2º dia aprenderam como superar os medos e criaram um "espanta medos" com materiais da natureza!


No 3º dia descobriram que os Burros são inteligentes, meigos e muito "zen"!

  

No 4º dia aprenderam que também têm que relaxar um bocadinho, ouvir o seu "pássaro" interior e aceitar as suas emoções, com calma e serenidade!




No 5º dia repescaram uma tradição antiga algarvia e fizeram sorrisos de alfarroba para partilhar em casa.

  

Tudo isto misturado, todos os dias, com almoços partilhados, muitas gargalhadas e uma surpresa final que vai permanecer na Lura: um "mágico" jardim de suculentas, feito por eles, desde a 1ª pedrinha até à última planta.

... e que está estrategicamente perto do "Hotel dos Insectos" que o grupo da semana anterior tinha construído!


No sábado de manhã, sentados no sofá, a descansar de tanta actividade e de volta à realidade "citadina", pediram para repetir a experiência!

A Beni, que morria de medo de cães, ainda não parou de pedir para ir visitar o Fiel e, se possivel, trazê-lo para nossa casa!
Já lhe expliquei que ele não seria feliz no nosso apartamento, por isso ela pede para o ir visitar todos os dias, pelo menos um bocadinho, "só para um abracinho"!!!


O Santi descobriu que agora uma das suas comidas favoritas é "cuscus" e pede para lhe fazer "cuscus" com praticamente tudo!

Eles cresceram nesta semana, acreditam?
Não (apenas) fisicamente, mas cresceram emocionalmente! E em sabedoria!


Estão mais conscientes desta Natureza rica que nos rodeia, da importância de todos os bichinhos e plantas, sentem-se "grandes" e sabedores, com um papel fulcral em todas as actividades que desenvolveram!
Eles brincaram e divertiram-se, muito! E aprenderam que a trabalhar também se brinca e quando nos divertimos e gostamos das nossas tarefas, tudo se torna mais fácil!

Obrigada Sara e Adriana! Foi a melhor... não! 


Foi A MELHOR experiência destas férias de Verão!



 







Ah! Os quequinhos....
Não podiam faltar no último dia, pois não?!
Feitos e decorados pelos pequenos artistas, pois claro!!!!


Comentários

  1. que maravilha <3 os nossos foram a semana passada e também adoraram, para o ano há mais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!!!! Deváimos ter combinado para irem na mesma semana!!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares