Não, este Blog nunca será um Blog de sucesso!

Este fim de semana li, e partilhei, um artigo bastante interessante, sobre esta nova "profissão", que é ser uma "Mãe Blogger"! (aqui: "Estas mães contam tudo na internet").

De facto, eu assumo que sou uma Mãe mega babada!
Acho que os meus filhos são os mais lindos, inteligentes e felizes de todo o mundo!
A sério! Acho mesmo!

Gosto de partilhar algumas fotos deles; gosto de mostrar os seus sorrisos, contar as (inúmeras) asneiras, etc, etc, etc!

... mas este artigo, pôs-me seriamente a pensar no assunto!

Eles nasceram numa era 100% digital! Minutos após terem nascido, já tinhamos fotos no telemovel, para enviar às avós e tias; anunciámos a gravidez, partilhámos o inchaço dos pés, fizemos "exposição de barrigas", exibimos orgulhosos os nossos recém-nascidos, partilhámos as 1ªs palavras balbuciadas, as 1ªs papas e sopas, os 1ºs passos, como se portaram quando cortaram o cabelo pela 1ª vez, a reação à praia e à areia nos dedinhos dos pés, enfim...
... até nem me considero uma "exagerada" na exposição deles na internet, mas de facto, eles estão lá!
E estão lá, pela minha mão, por minha vontade, porque eu quero que estejam!

Quando iniciei este blog, a minha intenção era falar um pouco de tudo, inclusive deles!

... mas aquele artigo, pôs-me realmente a pensar...
Quem sou eu, para decidir expôr assim a vida intima dos meus filhos?
E se eles, mais tarde, não gostarem de toda esta exposição?

Isto não é como eu decidir a religião deles! Eu posso baptizá-los na minha fé, mas mais tarde eles podem renunciar a esse baptismo!
Aqui, eles não podem apagar tudo o que eu escrevi e mostrei sobre eles, sobre a vida deles!
Estas crianças (não só as minhas!) vão crescer com álbuns detalhados sobre si, online, para todo o mundo ver, se e quando quiser!

Eu lembro-me, quando era mais nova, que ficava super embaraçada quando os meus pais mostravam fotos minhas antigas, aos meus amigos!!! Cheguei a esconder gavetas inteiras com caixas de fotografias, só para que não repetissem a brincadeira!!!

Como é que estas crianças, que num breve pestanejar serão adolescentes e adultos, vão lidar com isto?!

Voltando ao artigo que referi no inicio...
... ser uma "Mãe Blogger" dá trabalho! E dinheiro!
À custa da fofura das criancinhas, e porque na sua maioria elas decidiram ser "stay-home Mum", o Blog tornou-se uma fonte de rendimento importante e inquestionável!

E passamos a ter blogs altamente comerciais, com inúmeras referências a marcas e "spots", em que as doces crianças servem de modelo, a troco de 15 minutos de fama e uns "trocados"!

Sim! É uma profissão como outra qualquer!
... mas... já todos parámos para pensar no que lhes estamos a fazer???

Bem! Acho que já perceberam onde quero chegar!!!
Este Blog NUNCA vai ser um blog de sucesso!!!

Eu não quero expôr os meus filhos mais do que aquilo que (pessoalmente) considero razoável; quero poder escrever sobre todos os assuntos, quando me apetece ou quando tenho tempo; quero poder ir passear com eles, sem me preocupar com "a foto perfeita" para colocar no FB ou no Instagram; quero ser livre para dar a minha opinião sincera, sem ter a "pressão" de uma marca para o fazer; quero que vocês, que me lêem e seguem, possam confiar em mim, possam partilhar também as vossas experiências, sentires e saberes; quero que crescem anónimos, porque eu dei-lhes Vida, mas na realidade, a Vida é deles!!! 
E a Vida, a deles, a nossa, não se mede pela quantidade de "likes"!

Abreijos 



Ah! E só porque sim, porque foi realmente um passeio fantástico, que TODOS (adultos e crescidos) adorámos, aqui fica a "dica": vão ao Zoo!!!

Comentários

Mensagens populares