O respeito e as exigências do Quadro de Excelência

Há dias estive à conversa com uma amiga sobre a nossa exigência com os miudos!

Como sabem, o Santi está no 1º ano!
Tudo é novidade, tudo é excitante e espectacular, e cansativo e às vezes um bocadinho frustrante(não só para ele...)!

E naquele dia, contei à minha amiga que o Santiago teria a sua 1ª ficha de avaliação no dia seguinte; e dei por mim a explicar como achava importante que ele estudasse e se preparasse para a prova; dei por mim a dizer que talvez, nessa tarde, ele nem fosse ao futebol (que adora!!!), para poder descansar, estudar um bocadinho e no dia seguinte estar preparado; dei por mim a dizer que iria fazer tudo aquilo que eu sempre disse que não faria!
Dei por mim a ceder logo à 1ª prova, a colocar pressão nuns ombros que recentemente fizeram 6 anos, a exigir estudo e resultados!

E assustei-me!
Sim, a minha amiga abriu-me os olhos (Obrigada G!) e confidenciou-me que também ela o fez, mas que se arrepende até hoje de o ter feito!

Claro que depois esfriei a cabeça, reflecti e, obviamente, não fiz ao Santi nada do que tinha pensado!
Ele fez os TPC normalmente, foi ao futebol, cansou-se e divertiu-se, deitou-se estafado e feliz e no dia seguinte foi um dia normal, sem pressões, sem stresses, sem cobranças ou exigências!

Que raio!
Que Mãe sou eu, que na 1ª prova da criança, me rendo à sociedade da exigência, dos resultados, dos Quadros de Excelência?!

Que Mãe sou eu, que rapidamente me esqueci do que é realmente importante, que me desfoquei do que acredito e prego?!

Não quero que eles sejam os melhores!
Quero que eles sejam felizes!

Não quero ser a Mãe que exige o º lugar, a todo o custo e sacrificio!
Não quero ser a Mãe que cobra das notas, que reclama dos resultados, que exige "sangue suor e lágrimas"!

Quero ser a Mãe que responsabiliza com amor, que acompanha, que compreende, que respeita!

Sobretudo isso: a Mãe que Ama e que Respeita!

Assim Deus me ajude!


Comentários

Mensagens populares