As crianças e o Mundo

É um facto: a nossa casa, não só está integralmente decorada por profissionais de 3 e 6 anos, como é uma "casa de loucos"!

- há sempre barulho! Sempre! Pode ser música, que eles cantam (cantam.... força de expressão!) e dançam, pode ser um jogo que exige gritos estridentes, pode ser um jogo de futebol entre a sala e a cozinha, com claque incluída... pode ser um milhão de coisas! Mas há SEMPRE barulho!

- os meus filhos não sabem falar baixo! A sério, não sabem mesmo! Dizer um segredo significa mexer os lábios sem qualquer som, por isso quando se chegam ao meu ouvido para dizer um segredo e eu repito 3 vezes "não consigo ouvir; podes repetir um bocadinho mais alto se faz favor?" a seguir furam-me os tímpanos com o volume que aquelas santas e pequenas boquinhas conseguem reproduzir... Para além de que as conversas que temos, os nossos vizinhos podem acompanhar e responder em "tempo real"!

- não se cansam de brincar! Nunca dizem: "Estou farto(a) disto! Vou descansar!". Podem ter brincado o dia inteiro, sem intervalo para refeições, e mesmo assim quando os chamar para a cama as lamentações vão incluir pérolas do género: "já? ainda não brinquei nada!!!"

- às vezes sinto que oiço "mãããããeeeee" um milhão de vezes por dia... sem exagero... e desconfio que não ando longe do nº real! ( o "paaaaaaaiiiiiiiiii" não é tanto, mas também são bastantes!)

- o Santi sempre questionou tudo, o porquê do porquê.... em relação a praticamente tudo, desde "porque é que tenho que cortar as unhas outra vez?" (porque crescem...Porquê? porque tu também estás a crescer... Porquê? porque é mesmo assim, as crianças crescem até serem adultas... Porquê?....) até a "porque é que ontem disseram que ía chover e afinal está sol?"...
E agora ela faz o mesmo! O que significa que temos TODOS os porquês que possam imaginar, em relação a TODOS os assuntos.... vezes DOIS!!!! E não, eles não se esquecem das respostas... às vezes eu dou uma explicação, o pai dá outra, e eles reclamam.... e questionam....

- às vezes gostava de conhecer um truque que os fizesse manter-se sentados durante, sei lá... 15 minutos?! É que não é possivel!!! Até podem estar sentados, mas NUNCA quietos!!!

- Birras!!! Ele porque tem 6 anos... ela porque tem 3.... e às vezes fazem ao mesmo tempo: enquanto um rebola para um lado, o outro grita para outro! Enquanto um esperneia zangado, o outro senta-se no chão agarrado a uma das nossas pernas... Outras vezes unem-se e "trabalham em equipa": um grita, o outro esperneia! Raramente só um faz birra e o outro mantém-se calmo... e quando assim é, o que está calmo chama bebé ao outro e goza o prato... e em menos de nada está a levar uma cacholeta do mano e... voilá! Birra!!!!!

- os meus crios riem alto! Dão gargalhadas fortes! Fazem-se ouvir!!!!
... também choram alto... gritam...
Enfim: todas as emoções fortes, são expressas da mesma maneira: Forte! Fazem-se ouvir!!! Para o bem e para o mal!

- eles não andam... eles correm! E agora já começam a correr na mesma direcção, mas até há pouco tempo, corriam cada um para seu lado, o que tornava impossível a tarefa de um adulto sair com eles sozinho!

- nenhum dos dois gosta de dormir sozinho! Aliás: nunca o fizeram! Partilham o quarto e têm conversas longas até adormecerem! Quando o Santi vai passar uns dias para casa dos avós, ela é incapaz de adormecer sozinha no quarto... chora e lamenta-se porque está sozinha... Não quer nem o pai nem a mãe... só quer o mano, o "meu mano"! Para evitarmos (grandes) chatices, tentamos que ela vá para a cama o mais cansada possível e fala com ele ao telefone antes de ir dormir! Mas é sempre um stress!!!

Porquê toda esta conversa?
Porque vi esta imagem aqui...


... e junta a ela vi vários comentários de que estas características são de crianças hiperactivas, que devem ser acompanhadas e até medicadas!

Que mundo é este, que exige formatação das crianças, que não lhes permite serem elas próprias?
Que Pais temos (somos?) nós neste Mundo do séc. XXI, que nos assustamos com estes comportamento e exigimos que os nossos filhos se comportem como adultos, reprimidos, sem saberem expressar sentimentos e emoções?

Existe algo mais bonito que uma criança que cresce sem medo de ser ela própria?
Sejam felizes! E permitam que os V/ filhos sejam felizes! Sem reservas nem medos!!!

Lembrem-se: o Mundo, o Futuro, é deles! 

Comentários

Mensagens populares