Isolamento social, tele escola e outros que tais

Ora bem!...

Quando achamos que estamos a atingir um limite, rapidamente a vida se encarrega de nos fazer ver que os "limites" são apenas metas parvas que nós temos a ilusão de definir, mas que se mostram totalmente elásticos e gozões!


Hoje iniciou a tele escola!
Quer dizer... não é "tele escola", porque essa eu conheci há muitos anos, quando fomos viver para a Manta Rota e a Ana Raquel fez o ciclo preparatório assim!...

O que começou hoje foi uma tentativa estóica dos professores de todo o país em manter algum acompanhamento (?!) dos alunos, para não perderem totalmente o vinculo ao universo escolar, aliado a umas aulas televisivas, dadas e preparadas por professores reais.

Aliado a estas "aulas", temos 2 plataformas digitais com exercícios, vídeos, actividades e sei lá eu mais o quê!
Claro que isto é só para o Santi, porque para a Beni temos mais 2 plataformas e "aulas" diárias com a educadora!
Tem sido uma pequena fortuna em papel e tinteiros, porque são fichas e mais fichas, para ambos!

No meio de todo este "caos", até nem era este excesso de trabalho que mais me incomodava...
O pior mesmo foi perceber que o nosso refugio, o único sitio do mundo onde estamos completamente à vontade, sem reservas nem vergonhas, onde carregamos baterias, onde damos muitos beijinhos, abracinhos e alguns gritos, o nosso LAR, de repente é invadido por dezenas de "estranhos", todos os dias!
De repente, o nosso cantinho transformou-se no centro do nosso Mundo, transformou-se no Mundo!
A nossa casa passou a ser sala de pré-escolar, sala de 3º ano, ATL, ginásio, escritório de obra, sala de catequese e igreja; ocasionalmente também é B.CTT, quando é necessário entrar em video conferencia durante a tarde e até uma aula de surf o Santi já fez.

Nunca o nosso refugio esteve tão exposto, nunca a nossa privacidade esteve tão à vista do Mundo.
Cada vez que ligava a camara do computador ou do tablet, sentia que estava a viver na rua, totalmente desprovida da privacidade que necessito para o meu equilibrio.

Fartinha de toda esta exposição (e de ter a mesa para jantar coberta com livros, dossiers, folhas, computadores, lápis de cor e tubos de cola), resolvemos mudar a decoração da sala!

Agora temos os espaços delineados, "privados" qb, prontos para todos estarmos online sem nos incomodarmos uns aos outros e sem nos expormos demasiado.

Reinventámos o nosso espaço, da mesma forma que reinventámos a nossa forma de viver!
E continuamos! A fazer história, a nossa história!

Um dia de cada vez, vamos vivendo com alegria e fé! E esperança!
Essencialmente Esperança num futuro risonho e solarengo, onde podemos todos voltar a ser "normais" (como eles dizem e suspiram todo o dia, voltarmos a sair sem medo, podermos tocar nas coisas à vontade, podermos ir ao parque brincar e dar milho aos pombos na Alameda); Esperança que chegue rápido o dia em que abraçamos os avós e as tias e as primas ("Mãe... quem é que inventou os abracinhos? São tão bons!..." - pergunta do Santiago aqui há umas noites, quando se deitou; respondi-lhe que foram duas pessoas que gostavam tanto uma da outra, que precisavam de se sentir por inteiro, por isso resolveram apertar-se mutuamente até os seus corações baterem no mesmo compasso!); Esperança que o Mundo fique realmente um lugar melhor para eles crescerem e viverem!

Também isto passará!...
#vamostodosficarbem 


Comentários

Mensagens populares