Not a morning person

As minhas manhãs não são divertidas!

Todos os dias, mais ou menos por volta das 10h, prometo a mim mesma:"amanhã vou ter mais paciência!", "amanhã vou achar mais graça a isto e não vou gritar!", "amanhã...!"

No entanto, "amanhã" é sempre igual a ontem... e eu vivo frustrada com isso e zangada comigo própria, imersa sempre em "culpa de mãe"!

Eu sou ESTE tipo de pessoa:
... mas tenho um Santiago com 4 anos e uma Benedita com 1 ano...
Não só eles fazem perguntas, como EXIGEM respostas, demoram uma eternidade a comer, de manhã preferem brincar e ver desenhos animados (claro! quem não?), esquecem-se de mastigar e engolir, enfiam as duas pernas ao mesmo tempo numa perna das calças, não seguram a camisola interior quando vestem a outra camisola, etc, etc, etc.

TODAS as manhãs levo uma hora a pronunciar apenas estas palavras:
- já comeste?
- mastiga, sff!
- engole!
- fecha a boca e mastiga!
- já está?
- se não mastigas e engoles eu desligo a TV.
- podes comer, sff?
- hoje vais para a escola de pijama e sem pequeno almoço!
- despacha-te, sim?

Estão a ver o filme, certo?

Claro que, à 3ª repetição, o meu tom de voz já é bem crispado! E ele, coitado, mal acordado ainda, olha para mim de boca aberta (sem mastigar nem engolir) e faz-me ficar ainda mais zangada e frustrada! E o tom de voz continua a subir... e as ameaças e os castigos multiplicam-se...
... e as manhãs são um inferno, em vez de serem momentos divertidos antes de estarmos todos separados por um dia inteiro!

Claro que todos acabam por comer, vestir, lavar os dentes e despachar, mais ou menos a horas, mas depois eu fico com a minha frustração! E só me apetece dar-lhes abraços e beijinhos e pedir desculpas, por gritar e por não ter paciência!
Sinto-me uma mãe má! Uma mãe que grita!
E eu não quero ser esta mãe! 
Não quero que eles se encolham com medo dos meus gritos! Não quero que achem que as coisas se resolvem assim! Não quero que se recordem de mim apenas assim, em manhãs dificeis!

E, sobretudo, não quero que se sintam culpados por eu não ser uma "morning person"!

Quero o que todas as mães querem: que eles sejam felizes! Que eu não precise de ser a "má da fita"! Que percebam que tomar o pequeno almoço e lavar os dentes antes de sair de casa, é obrigatório e essencial! 
Não quero gritar!

Amanhã! Prometo que amanhã será diferente!!!!

Comentários

  1. Revejo-me neste teu pequeno desabafo, mas o amanhã é sempre igual ao ontem, como referes, e não consigo que seja diferente.
    E depois ainda pergunta porque eu aborreço-me com tudo? Tem 10 anos e todos os dias o problema é sempre o mesmo. Quando digo que me aborreco por causa do que fez ontem e hoje voltou a acontecer, a culpa é sempre minha. Mãe MÁ! Eu chamaria de EDUCAÇÃO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, com a cabeça fria, eu sei que não sou má mãe... sou uma mãe normal!!!! Mas custa...

      Eliminar
  2. Eu sou um pouco como tu! Mas podes sempre fazer como eu comecei a fazer.... Primeiro comem e lavam os dentes e vestem-se, depois podem ver tv enquanto eu me despacho! Porque assim há um incentivo para eles se despacharem! Comigo resulta. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares