Queridos filhos...

Queridos filhos, que vão para a escolinha no mês de Agosto enquanto a maioria dos colegas está de férias!

Houve uma altura na minha vida, em que a Mãe trabalhava num sitio onde entrava um bocadinho antes das 8.30 e chegava a casa sempre depois das 19/19.30. Passava a semana toda neste frenesim, mas tinha os fins de semana livres e 25 dias úteis de férias, repartidos ao longo do ano e com um periodo minimo obrigatório de 11 dias úteis.
Nessa altura, a Mãe trazia para casa um ordenado fantástico, que dava para tudo e mais alguma coisa!
... mas também trazia muitas dores de cabeça, imensas lágrimas e irritações.
A Mãe ganhava bem, trabalhava muito, mas não acompanhava o Vosso crescimento; o Santiago era o 1º a chegar à escola e, muitas vezes, o ultimo a sair; quando a Mãe chegava a casa, o Santiago já tinha tomado banho, jantado e muitas vezes até já estava a dormir!
Passei muitas horas a olhar para ele no berço e a chorar, em silêncio, a pensar em como ele estava a crescer tão depressa e eu não estava a ver nada!,,,
Nessa altura, podíamos ter férias por 2 ou 3 semanas, para descansar e ir à praia!

Apesar de o dinheiro ao fim do mês ser importante, houve um momento em que tive que optar: deveria continuar assim e a ser infeliz, ou arriscar tudo e saltar no desconhecido?
Arrisquei! Saltei!
E a seguir, nasceu a Dita!

Agora não temos ordenado certo ao fim do mês; não temos 2 semanas de férias de seguida; trabalho muito, mas com regras bem definidas em termos de tempo para vocês!

Desculpem ter que ir à escola durante o mês de Agosto; desculpem não irmos à praia com a frequência que certamente gostariam; desculpem termos que contar o dinheiro para saber se podemos ir comer pizza ou frango assado; desculpem!!!

Sei que um dia nada disto vai importar, porque são as vossas gargalhadas que vão perdurar nas nossas memórias; são os jogos de escondidas que fazemos antes de ir dormir; são as canções que cantamos de manhã, no carro, antes de chegar à escola!

Sei que os dias passados na casa da Avó têm um sabor especial, sabem a férias! Sei que o Santiago adorou, desfrutou, esteve feliz o tempo todo! E sei que a Dita poderá ir, no próximo ano, para desfrutar também!

Mas até lá, queridos filhos, desculpem ter que ir à escola durante o mês das férias; desculpem por vos ir buscar por volta das 6 da tarde, com calor, com o jantar por fazer e sem energia para ainda ir à praia; desculpem por terem que passar o dia na escola, só com a outra meia duzia de meninos cujos pais trabalham como nós e sem hipótese de férias; desculpem por não ser a Mãe fresca e maravilhosa que vocês merecem, que pode is convosco para a praia ou para a piscina durante todo o dia!

Não sou a melhor Mãe do Mundo, mas acreditem que me esforço por ser um bocadinho melhor todos os dias; e esforço-me para vos criar memórias felizes deste tempo, memórias repletas de risadas e gargalhadas! E Amor!!!
... mesmo que tenham que passar o Agosto (quase todo) na escola!!!

Sejam felizes!!!


Comentários

Mensagens populares