Hoje é Dia de Santa L!
Santa L é Santa Limpeza, com o Anjo do costume, de seu nome Daniela!
Ora bem… todas as manhãs consigo sair de casa com duas crianças atreladas, 99,9% das vezes até vamos lavadinhos, com pequeno almoço na barriguinha, com roupa lavada e cheirosa (e passada a ferro)!
Obviamente, para que tudo isto aconteça, reconheço que as camas ficam muitas vezes “a arejar” (vergonhosamente “por fazer”, como diz a minha Mãe); há umas semanas atrás, tive esta conversa surreal com o S:
S - Mamã, já estamos atrasados?
Eu – Mais ou menos filho! Vá, temos que despachar!
S – Mamã… poque é que nunca a'umas as nossas camas antes de imos pa’a a escola? Devías a'umar as camas todas… a Vanda diz….
Eu – a Vanda não sabe! A mamã não arruma as camas de manhã por causa dos ácaros! E porque estamos sempre atrasados! Vá, anda já lavar os dentes para irmos embora!
S – Humm… o que é “ácaos”, mamã?

(A Vanda é a educadora...)

E pronto! Assunto “camas” terminado e arrumado, o que interessa agora são os ácaros!
Cresci num lar com uma Mãe doméstica! Para dizer a verdade, cresci num lar com uma Mãe “Fada do Lar”, onde se podia lamber e comer no chão, na sanita ou até nos parapeitos das varandas; onde havia sempre flores frescas e cheirava sempre a detergente floral; onde a loiça estava sempre lavada, seca e arrumada; onde a roupa se arrumava logo depois de ser passada a ferro; e onde as camas estavam SEMPRE feitas! Lindas e imaculadas!
Confesso que tenho alguma pena por os meus filhos crescerem num lar onde a tábua de passar a ferro faz parte da decoração da sala, onde a roupa passada vai directamente da cesta para os nossos corpos, onde nem sempre a loiça está toda lavada e onde as camas “arejam” alegremente durante o dia!
Vivemos numa casa onde há brinquedos espalhados por todo o lado (literalmente!), e às vezes dá para fazer desenhos no pó que se acumula no ecran da TV!

Excepto uma vez, de 15 em 15 dias (o orçamento não dá para mais), em que é dia de Santa L, com a Daniela!
E na véspera da Daniela ir lá a casa, eu e o Pedro deitamo-nos tardíssimo!
… porque nessa noite, obviamente, arrumamos todos os brinquedos, arrumamos os cestos da roupa dentro do armário, guardamos a tábua e o ferro na dispensa, arrumamos a loiça que está na máquina de lavar e colocamos lá a suja, organizamos a tralha que se acumula na varanda, enfim… damos um “jeitinho” na casa!

… e, obviamente, antes da Daniela chegar de manhã, eu faço as camas! Todas!

Comentários

  1. Igualinho lá em casa! Mas nem de 15 em 15 dia é dia de D. L!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para bem da minha sanidade mental e boa gestão do meu casamento, tem mesmo que existir uma "Daniela" na nossa vida!!!! Mesmo de 15 em 15 dias!!!!

      Eliminar
  2. Eu lá em casa tenho uma Daniela que se chama Diogo. Tem a tarefa de fazer as camas todos os dias depois da escola! Daqui a uns anos podes "obrigar" o S a fazê-las!!!

    ResponderEliminar
  3. Eunice, isso é trabalho e exploração infantil! Vou denunciar-te!!!

    ResponderEliminar
  4. LOL Por aqui não temos Daniela. E as roupas não sabem o que é um ferro há muito tempo, saem do estendal para o armário ou esperam por ser usadas. De resto, é tudo igual (até na mãe...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh! Eu desconfiava que não era a única!!!! Seja bem vinda!!!

      Eliminar
  5. fogo, ca em casa so passa a Santa Raquel... a menina Daniela nao quer vir fazer um pézinho aqui a casa :P
    A semana passada levantei-me atras do Ricardo, (as 6h45) tirei cortinas, lavei paredes do blor, deixei tudo a arejar e fui acordar as piolhas, tratar delas, e fui trabalhar as 9h (infestada de lexivia!) mas agora tenho que ganhar coragem para fazer o mesmo ao WC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares