Caro Sr Ministro...


  1. 10 conselhos do Ministério da Educação sobre os meus (nossos!) filhos: 
    1. 1▫️ Garanta que o horário que a escola estabelece é cumprido;
  2. Com certeza: 9 - 12 e 13.30-15.30, com os respectivos intervalos pelo meio, certo?! Vamos esperar que os nossos patrões compreendam que o nosso horário 7.30-17.30 (pai) e 9 - 18 (eu) vai ter que ser um "bocadinho" flexivel, mas tudo bem! Se a Escola manda, nós cumprimos!!! 

  3. 2▫️ Pergunte, todos os dias, o que foi feito;
  4. Em principio não haverá necessidade... A mais nova tem 5 e o mais velho tem 8, portanto eu saberei exactamente o que está feito porque terei OBRIGATORIAMENTE que os acompanhar nos respectivos trabalhos! 

  5. 3▫️ Verifique se todos os trabalhos propostos são realizados;
  6. Todos, sem excepção! Mesmo quando para um único dia é suposto ele ter 4 fichas de português (leitura, interpretação e gramática), 2 de estudo do meio e outras 3 ou 4 de matemática, e ela pelo menos umas 5 "fichinhas" com contas de somar, sequências numéricas e/gráficas, reconhecimento de letras e fonemas e uns 2 ou 3 desenhos para colorir/recortar/whatever... E ainda os exercícios das plataformas digitais disponíveis!... 

  7. 4▫️ Ajude a identificar as dúvidas para colocar aos professores;
  8. ... Uma vez por semana ou por email e aguardar resposta qd possível!... 

  9. 5▫️ Mantenha contacto com os professores e com os directores de turma;
  10. Diariamente, nem que seja quando alegremente recebo e imprimo o plano do dia!... 

  11. 6▫️ Lembre-se que os alunos não estão de férias;
  12. Claro que não! Nem nós, certo?! Tenho dúvidas que as nossas entidades patronais também se lembrem disto... Para além de toda a organização doméstica que uma família em casa exige, em roupas e refeições... 

  13. 7▫️ Aproveite os tempos livres, entre as aulas, para que haja leitura;
  14. Quais tempos livres? Ainda não chegamos a esse ponto... Mas chegaremos, certamente!... 

  15. 8▫️ Aproveite para visitarem museus e exposições virtuais;
  16. Ainda não percebi quando... Faz parte do plano diário? Em que disciplina? E se não faz parte, estas visitas deverão ocorrer nos "tempos livres"? Quais? Deles? Meus? Se calhar tenho que ter mais um computadorzinho em casa, para assegurar todo o estudo e teletrabalho e visitas virtuais... Relembro... Somos 2 adultos e 2 crianças... Até agora um computador em casa era suficiente... Neste momento acho que menos de 3 não é exequível! 

  17. 9 ▫️Promova a prática de actividade física em casa;
  18. Claro que sim! Vivemos num t2 completamente mobilado e equipado, de aproximadamente 80 m2, no 5o andar... O mais próximo de actividade física que conseguimos é subir e descer as escadas do prédio! As sugestões que tenho visto para actividades físicas incluem bolas, cordas e saltos! Os meus vizinhos de baixo choram em silêncio só com as brincadeiras normais dos 2 crios... Imaginem lá agora educação física na sala?! 

  19. 10▫️ Quando não conseguir ajudar, peça ajuda. Colabore com a escola.
  20. Mau! Peço ajuda a quem? 
  21. Juro que colaboro com a escola, mas... Estará a escola a colaborar connosco da melhor forma?!

De facto, a professora do S tem tido o cuidado de enviar os planos diários de trabalho.. São excessivos?! Talvez! Mas reconheço que, ainda assim, é bem menos do que ele faria na escola!
No entanto, é importante não esquecer que esta realidade está a ser difícil para todos, sem excepção!
Numa 6a feira as escolas fecharam, os atls também, e muitas das empresas mandaram os seus trabalhadores para casa em regime de teletrabalho, para na 2a feira seguinte, estarmos todos em casa a 100%,a fazer tudo!
Os pais, para além de continuarem a ser empregados de alguma empresa (pelo menos os que têm essa sorte) e continuarem a cumprir metas e objectivos, reuniões, 1001 tarefas e telefonemas e emails, agora também são professores e explicadores, cozinheiros, empregados de limpeza, etc, etc, etc! E Pais!

Ninguém estava preparado para isso!

Ha famílias que funcionam bem assim?!
De certeza que sim, mas são famílias que tiveram certamente o seu tempo de ajuste e adaptação!

E nós?
Nós todos andamos às aranhas, às apalpadelas, a fazer esticar as 24h do dia, a correr para cumprir todos os papéis que de repente nos foram impostos! E são tantos...

Esta oportunidade que vivemos, deveria ser aproveitada para uma aproximação entre a escola, os alunos e os encarregados de educação, com formas de cooperação entre todos, sem "sucudir água do capote" de parte a parte, cada um assumindo as suas responsabilidades e com papéis bem definidos! Os miúdos deveriam ter agora tempo e oportunidade para consolidar conhecimentos e brincar, fazer Legos, puzzles, jogos, leituras de livros que lhes derprtem curiosidade! 

Pais são pais, não são professores!
E não é porque estamos todos em casa juntinhos, que podemos agora prescindir uns dos outros e confundir ou misturar as nossas tarefas!
Não sei, não posso e não tenho capacidade nem aptidão para ensinar; a minha profissão não é essa!
Uma das minhas vocações é ser Mãe, tenho uma carreira que gosto e tento gerir a minha casa e a minha família da melhor maneira que posso e sei! Não me peçam para abdicar disso para ser professora a tempo inteiro dos meus filhos!
Posso e gosto de os ajudar, trabalho com eles o que é possível, educo-os da melhor maneira que sei, mas não me exijam mais do que isso!

Vamos refrear e reestruturar!
Vamos cooperar, consolidar, respirar!

Vamos? 

Comentários

Mensagens populares