... agora não é para os meninos...

Ora vamos lá a pôr os pontos nos is!

Nao há nada, NADA, neste Mundo que eu ame mais que os meus pimpolhos! Dou a vida por eles, sem hesitar, no exacto instante que eles precisem! 
Há muito tempo (desde sempre?!) que ansiava por ter TEMPO com eles... Foi por eles que eu mudei de vida, de carreira, de tudo!
Foi para estar mais perto deles, para os acompanhar, que decidi largar tudo e descobrir outras formas de viver, outros trabalhos, ser criativa e lutar todos os dias!
É por eles que faço tudo e quando preciso de tomar uma decisão que tenha implicações directas na vida deles, é precisamente neles e no bem estar deles que eu penso!

Agora... rais'parta esta put@ de quarentena, que nos colocou a todos confinados em casa!
Na minha santa inocência, e de forma sonhadora e naif, achei que podia seguir uma série de grupos com ideias giras e tópicos de cenas para fazer com os miudos...
... o que eu não podia imaginar era que, um pouco por todos os lares deste país (e não só...) existem exércitos de mães que conseguem TODOS os dias cumprir com desenhos, plasticinas caseiras, lençóis pintados com arco iris, bolos e bolachas de todos os sabores possiveis, e ainda cumprir com um milhão de fichas de TPC's em horários iguais aos da escola, não esquecendo de manter as suas casas imaculadas de limpas e arrumadas, com refeições certas a tempo e horas, saudaveis e perfeitamente nutritivas e saborosas.

Minhas Amigas... pois fiquem a saber que na MINHA casa:

- os miudos sujam 1 a 2 mudas de roupa TODOS OS DIAS, e nós (adultos) colocamos todos os dias a nossa roupa de rua para lavar, para evitar contágios, portanto, tenho mais roupa para lavar do que em época normal;

- convence-los a sentarem-se um par de horas de manhã e um par de horas de tarde para fazerem fichas de trabalho, é quase tão dificil como aprender mandarim num woorkshop online (dificil, mas não impossivel);

- não temos actividades maravilhosas e criativas a todas as horas do dia... às vezes eles também estão aborrecidos e vêm TV... aliás... se conseguir fazer UMA coisa gira por dia já me sinto feliz e realizada!!! E a "coisa gira" às vezes é apenas pintar um desenho a 4 mãos... ou algo do género!
(hoje jogámos às escondidas... tão básico e simples quanto isso...)

- nunca a minha casa esteve tão desarrumada e desorientada! Há peças de lego espalhadas pela sala toda; há lápis de cor e de cera por baixo das mesas; encontro pequeninos pedacinhos de papel recortado em ziguezague nos sitios mais improvaveis e se ela me apanha a deitá-los para o lixo, ainda me dá um sermão sobre a pouca importância que eu dou aos seus valiosos trabalhos... Lá apanho eu todos os papelinhos e guardo... pelo menos até ela não estar atenta e eu poder jogá-los fora!

- como vou trabalhar dia sim dia não, nos dias em que fico com eles não consigo orientar-me para aspirar e limpar o pó convenientemente... até porque nas horas em que poderia fazer isso, tenho obrigatoriamente que estar sentada ao lado deles, a fazer TRABALHOS, e nos intervalos desses trabalhos, tenho que orientar refeições completas para 4 pessoas para 2 dias; graças a Deus não estou em teletrabalho quando estou em casa, senão acho que já tinha furado um olho com um garfo!...

- e não vale a pena vir com a história do "tempo de qualidade", de "dar valor às professoras e educadoras"  e outras pérolas do género que tenho lido por aí, porque tudo isso tresanda a conversinha da treta...

Podia continuar a "saga", mas acho que já perceberam o filme todo, não é?!

Contem-me lá o segredo... eu vejo os videos e as fotos das vossas crias, felizes e com imensos trabalhos lindos, as vossas casas arrumadinhas, tudo organizado e planos com horários perfeitos, com tempo para TUDO... vocês têm duendes secretos para fazer toda a parte chata disto tudo??? Podem mandar um ou dois cá para casa?
Obrigadinha!!!!

Comentários

Mensagens populares