Queridos Filhos

Acabei de vos deitar, serenos e tranquilos, nas Vossas camas.

Estamos todos bem, por enquanto, e espero que continuemos assim.

Vocês são pequenos, com 8 e 5 anos, mas quero que se recordem destes dias, desta época que vivemos; tenho a certeza que os vossos filhos, e os filhos dos vossos filhos, irão ler e estudar sobre esta época que atravessamos, sobre este periodo terrivel de incertezas e medos, e fé e esperança.

O Mundo está doente! Este virus "Covid-19", da familia das gripes e dos coronavirus, chegou de mansinho à China em Dezembro e nós nem demos por nada...
No inicio do ano começámos a ver nas noticias... tanta gente doente, tanta gente a morrer... cidades inteiras de quarentena...
Víamos nas noticias e parecia um filme de ficção cientifica, tão longe... tão irreal... "coitados deles", diziamos entre uma noticia sobre o "Brexit" (aposto que também irão estudar muito sobre isso...) e os devaneios do Trump...

Num abrir e piscar de olhos, o que estava lá tão longe na China chegou a Itália... depois França... Espanha... e por fim Portugal!

Todo o Mundo está com medo...
E nós também!

Sabem, queridos filhos, no inicio a Mãe e o Pai não valorizaram muito o que estava a acontecer... achámos que era demasiado alvoroço para uma "simples gripe" e não fomos especialmente cuidadosos...

No entanto, na última semana, tudo se desenvolveu demasiado rápido...
De repente, este virus malino estava aqui, a bater-nos à porta, a incomodar as nossas vidas, a virar tudo do avesso.
O que parecia "uma gripe forte", afinal obriga-nos a desinfectar as mãos a toda a hora, a redobrar cuidados, a desconfiar de quem espirra sem cuidado...

Quando soubemos, na 5ª feira, que a partir de 2ª as escolas iriam fechar e TODOS somos aconselhados a manter um isolamento voluntário em casa, por forma a evitar que a doença se propague, rapidamente nos reorganizámos em familia.

Decidimos ir trabalhar em dias alternados, por forma a que possam estar sempre com pelo menos 1 de nós; organizamos horários, actividades, trabalhos, etc; queremos manter as rotinas normais, com um sorriso e confiança, sem demonstrar pânico nem ansiedade.
Queremos estar seguros para vocês, para que se sintam bem e confiantes!

Na 6ª feira, quando vos deixei na escola e me despedi das vossas professoras e auxiliares, desejei-lhes Boa Sorte, como se todos estivessemos a preparar-nos para uma enorme tempestade...
Não sei se me entendem... pareceu que nos estávamos a despedir sem ter a certeza se / quando nos voltariamos a encontrar.

Estava um dia lindo e parecia mentira que estivessemos à beira de algo tão ruim e medonho!

Durante o fim de semana, já em reclusão e sem sairmos de casa, fizemos bolo de limão (muita Vitamina C), alguns TPC's, vimos filmes e desenhos animados, legos, puzzles e jogos; dançámos, pulámos e cantámos; à noite, fomos à varanda bater palmas para agradecer a todos os que estão "na frente de batalha": médicos, enfermeiros, policias, bombeiros e todas as pessoas que ainda trabalham para que nada falte aos outros. Todo o país saiu à rua à mesma hora e batemos palmas! Fortes! Emotivas! Foi um gesto de união bonito e sensibilizador!

No Domingo de manhã assistimos à Missa, presidida pelo nosso Bispo do Algarve, sentados no nosso sofá da sala e em transmissão directa via FB; foi reconfortante e ajudou-nos a não nos sentirmos tão sós!

Eu e o Pai mantemos a boa disposição e os sorrisos confiantes, mas como sei que vocês só irão ler estas linhas daqui a uns anos, permitam-me uma confissão:

- Tenho Medo! Tenho tanto Medo!
Tenho medo de ir trabalhar e voltar com este virus malino para casa e pegar a vocês; tenho medo que já estejamos doentes sem saber e de não vos conseguir proteger... Tenho medo deste mundo que é tão grande para umas coisas e tão pequeno para outras... De repente, parece que tomei consciência de que não vos consigo proteger de tudo, não consigo garantir que estão seguros... 
Meus filhos! Tenho Medo por vocês, de que vos aconteça algo mau, de não ser capaz de tomar conta de vocês, de ser incapaz, incompetente, desatenta, sei lá!

Tenho medo de não ser a Mãe que vocês merecem, a Mãe que vocês precisam, a Mãe que idealizam!

Meus Amores queridos!
Este vai ser um longo mês!

Não deixa de ser "curioso" estarmos em plena Quaresma... quando toda a gente se queixa de falta de tempo crénica e de viver a correr, o Mundo é obrigado a parar! E a parar em familia, em casa, juntos! Em plena Quaresma, somos todos convidados a travar a fundo nas nossas vidas e a voltar à base: à familia, à união, à partilha!
Acenamos aos vizinhos que não conhecemos mas que vivem na janela da frente; passamos 24h horas juntos; desaceleramos totalmente, por isso, vamos aproveitar, sim?!
Vamos ter Fé!
Prometo continuar esta "carta", para garantir que vocês se recordarão deste dias estranhos, em que o Mundo quase parou e se recolheu!

Com todo o meu Amor,
Mãe

Comentários

Mensagens populares