A linha ténue entre um menino bem educado e um totó!

Estou a criar um menino respeitador ou um totó?!

Há dias estivemos num almoço com amigos, onde havia mais crianças de idades próximas das minhas crianças!
O Santiago chegou com os seus "Vingadores", cumprimentou toda a gente, distribuiu beijinhos e apertos de mão, sorriu e falou sempre baixo!

A Benedita recusou dar beijinhos fosse a quem fosse, mas sorriu a toda a gente!

Antes de nos sentarmos a almoçar, houve um tempo de convivio e conversa, que foi obviamente aproveitado pelas crianças para se "enturmarem" e conhecerem um pouco!

Passada a fase incial de "adaptação e reconhecimento" reciproco, o Santiago achou que as brincadeiras das meninas (que incluíam pinturas e purpurinas) não eram adequadas a ele, e resolveu pegar nos seus Vingadores e foi brincar sozinho, para cima de uma mesa!
Não aborreceu ninguém, não se meteu com ninguém, não exigiu atenção de ninguém!
A única coisa que ele queria era estar a brincar com os seus Vingadores, a lutarem entre si!

Passado um bocado, uma das meninas achou que seria mais divertido ir implicar com ele...

A partir do momento em que ela resolveu irritá-lo, passou quase uma hora a:

- tirar-lhe os bonecos e mandá-los para longe;
- gritar-lhe aos ouvidos;
- empurrá-lo;
- cuspir para cima dele;
- etc, etc, etc

De todas as vezes que ela se aproximava. ele mantinha a calma e dizia-lhe apenas: Deixa-me em paz! vai-te embora!
Mas ela continuava a insistir!
A outra menina já se sentia incomodada com o "assédio" e também lhe dizia para parar!

Mas ela continuava irritantemente a desassossegá-lo (e a fazer-me passar dos carretos...)... e ele, nada!

Até que eu própria achei que aquilo já era demais! 
Fui ter com ele, abeirei-me ao seu ouvido, e disse-lhe: Filho! Esta menina está a chatear-te muito...
E ele: sim... pois está...
Eu:quando ela te empurra, podes empurrá-la também! Não faz mal!
Ele: ... oh Mãe... mas ela é uma menina...
E eu: eu sei filho! tens toda a razão! Mas se ela não está a perceber que tu não estás a gostar do que ela está a fazer, podes muito bem empurrá-la de maneira igual! E se ela te bater ou der pontapés, podes fazer-lhe exactamente o mesmo!

E só depois desta conversa, quando ela se aproximou para o arreliar de novo, é que ele perdeu "a boa educação" e se defendeu!
E defendeu-se de tal maneira, que durante o resto da tarde ela não teve mais coragem de se aproximar de novo!

E ele pode, finalmente, brincar em paz com os seus Vingadores!

Comentários

Mensagens populares