Tenho mesmo que dar um título?!

Lamento, não vou escrever sobre o dia da Mulher! 
Vou escrever sobre educação, expectativas e o que quero transmitir aos meus filhos!

Quando eu andava na escola e o meu Pai queria saber as minhas notas, as conversas eram mais ou menos isto:

- Então Patricia? Que nota trouxeste hoje?
- Hoje tive 17!
- Hum... muito bem... Houve alguém com mais?

(e aqui havias 2 respostas possiveis e respectivos desfechos)

- Sim!... Fulano teve 18...
- E porque não tiveste tu? Tens que te esforçar mais!

ou:

- Não! Tive a melhor nota da turma!
- Muito bem! Cumpriste a tua obrigação. Continua!

Podia agora dissertar sobre isto, mas de facto não é isso que me apetece!...

Agora que o Santi está a meses de ingressar no 1º ano do 1º ciclo, dou por mim a estudar escolas, ambientes, actividades e afins!

Tenho visto de tudo: escolas públicas e privadas; cada uma com as suas caracteristicas e métodos próprios; umas com mais TPC outras com menos; umas com recreios grandes e outras com parques pequenos; enfim... tudo!

E de facto há escolas fantásticas, que realmente os preparam para uma vida académica futura repleta de (trabalho) sucessos; onde eles são habituados, desde pequenos, a um regime de trabalho e superação! Sabem que é esperado deles o melhor, apenas o melhor! E, na sua grande maioria, até acredito que sejam capazes de corresponder às exigências!

Mas talvez um bocadinho por causa do elevado nível de exigência que sempre tiveram comigo, eu não me sinto confortável com estes parâmetros...

Não me posso esquecer que eles têm 2 e 5 anos, respectivamente...
E é essencial que brinquem, que se divirtam, que desfrutem daquilo que é natural desfrutarem com estas idades!

Sim! Eu vou ser exigente com eles, mas no essencial não me importo que eles não sejam "os melhores" com sacrificio da sua alegria; quero que eles sejam os melhores na medida deles; quero que eles se divirtam na escola; quero que brinquem, que continuem a esfolar os joelhos, que tenham sonhos de ser bombeiros, ou policias, ou que seja!
Quero que eles percebam que existe um caminho com mais ou menos sucesso, que só depende deles para ser trilhado!
Como mãe, compete-me mostrar-lhes esse caminho, abrir-lhes os horizontes, dar-lhes asas e ferramentas, mas não me compete de maneira nenhuma formatá-los para serem pessoas frias, ambiciosas sem regras, concentrados apenas nos seus próprios umbigos e ambições!

Antes de serem extraordinariamente bem sucedidos, quero que sejam boas pessoas, empáticos, dedicados, respeituosos e afectuosos!
E se fôr realmente da natureza deles esforçarem-se até à exaustão, tenho a certeza que o farão! Por eles mesmos e não porque "tem que ser"!

Já sei que tenho uns filhos totós, porque não sabem o que é uma App, ou uma Wii, ou uma PSP...
Mas sabem andar de bicicleta e de patins, sabem jogar à bola, à macaca e ao "macaquinho do chinês"; sabem fazer castelos na areia e sabem fazer sopa com ervas do campo!

Têm muito tempo para descobrir as outras coisas!

E sim, estas "exigências", sonhos e descoberta de aptidões, "caminhos de sucesso", oportunidades, carreiras e brincadeiras...
... desejo em igual medida para os dois!

Como sabem, tenho um homem e uma mulher em casa (sim... ainda pequeninos... mas eles crescerão!) e o que mais desejo é que as portas se abram de igual forma para os dois!
Que ambos tenham as mesmas oportunidades! Os mesmos beneficios em troca das mesmas exigências! 

Não sei se viverei o suficiente para "viver" nesse mundo de igualdades, mas farei o meu papel para que eles o possam experienciar e vivenciar!

Façam vocês também!!!

Comentários

Mensagens populares