Algumas coisas que eu gostava de ter sabido antes!

Algumas coisas que eu gostava que me tivessem dito antes de ser Mãe:

- amamentar custa! Dói! Demora até o teu corpo se habituar a alimentar outro ser humano! E às vezes custa tanto, dói tanto e faz tantas feridas, que a tua única vontade é desistir! Se fôr esse o caso, desiste! Não és menos Mãe por isso!

- por outro lado, se achares que deves amamentar o teu bebé em livre demanda, até ele fazer 5 anos, fá-lo! Tu é que sabes!!!

- muito provavelmente, nunca mais na tua vida vais dormir descansada, que nem uma pedra! Tem paciência! Não há muito a fazer sobre isso!

- vais conhecer um nível de cansaço que só quem é Mãe compreende! Mas vais conseguir ir buscar forças e alento ao olho do cu, se fôr preciso! Não te preocupes! Vais conseguir!

- toda a gente (mas mesmo TODA) que conheces vai julgar-se no direito de dar opinião sobre tudo e mais alguma coisa, em relação a ti, ao teu bebé, ao teu corpo, etc, etc, etc; Ignora! Faz cara de planta, filtra o que ouves e faz à tua maneira! Ninguém no Mundo sabe cuidar daquele bebé melhor que tu, que o pariste!

- nem todas as mulheres adoram estar grávidas! Eu, por exemplo, não gostei assim tanto! Levei os 1ºs 6 meses a tentar convencer-me que não estava apenas gorda e disforme; e quando me convenci e resolvi assumir orgulhosamente o meu barrigão, estava de tal maneira cansada e farta, sem roupa para vestir, que passei a ansiar pelo dia em que voltaria novamente a mim mesma!

- podes não gostar muito de estar grávida, mas tenta aproveitar ao máximo! Tira milhares de fotos, faz videos, desfruta! Acredita em mim: mais tarde vais olhar para as fotos e vais pensar: Mmmm! Afinal até não estava assim muito mal!!!

- os bebés são muito mais resistentes e fortes do que tu imaginas! Claro que não vais andar a fazer números de circo com ele, mas quando achares que não lavaste/esterilizaste/desinfetaste o suficiente, lembra-te dos bebés ciganos, que vivem em favelas, no meio do mato ou em zonas de guerra! E eles vivem, sobrevivem, crescem!

- a tua vida vai dar uma volta muito grande! Mas, eventualmente, vai continuar a girar, até um ponto próximo do que era antes, mas agora com um bebé (ou dois...); e vai ser tão gratificante, que nem te vais lembrar muito bem como era (bom) antes!

- eu, como a grande maioria das "não-mães", tinha 1001 teorias sobre educação, regras, etc; depois, tive 2 filhos em 3 anos... Teorias?! Quais teorias?!...

- agora és Mãe! Mas antes de seres Mãe, também és mulher, filha, esposa ou namorada, amiga, etc! És tu! Ser Mãe é mais um dos teus papéis, não deixes que se torne "o único" papel na tua vida!

- podes ler um livro ou dois sobre bebés, educação e alimentação; mas não te esqueças que tu, como qualquer outra mulher, tens ao teu dispôr uma ferramenta fundamental: chama-se Intuição! A TUA Intuição de Mãe, aquela que faz com que tu saibas quase instantaneamente o que é melhor para o teu filho! Aprende a escutá-la! E respeita-a! 
Nota: Ambas as fotos foram tiradas com 36 semanas de gestação! Do lado esquerdo, na gravidez do Santiago; no lado direito, na gravidez da Benedita!

Por fim (pelo menos por hoje), se tudo isto te parecer uma grande treta, pois... é porque se calhar é!
Como diz "o outro": se os conselhos fossem mesmo bons, não se davam! Vendiam-se!

Fiquem bem!!!

Comentários

Mensagens populares